Você conhece a taioba? Confira os benefícios desse poderoso vegetal


Poucas pessoas a conhecem, uma vez que o seu cultivo é mais comum em hortas caseiras, especialmente nos estados do Goiás e Minas Gerais. Ou seja, no restante do país, possivelmente por conta da sua pouca popularidade, a taioba não é tão consumida, já que não é vendida como outros vegetais em supermercados e feiras.

A taioba é uma verdura de folhas verde-escuro que apresenta diversos benefícios para a nossa saúde. Considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), ela é encontrada em pequenas feiras de produtores locais e em hortas caseiras. 

Taioba – O que é?

O seu nome científico é Xanthosoma Sagittifolium e ela é popularmente conhecida como orelha-de-elefante, macabo, mangará, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taiova, taiá ou yautia. Sua espécie pertence à família Araceae, a mesma família do inhame e de diversas plantas ornamentais como o comigo-ninguém-pode e o copo-de-leite.


Ainda que sua origem seja a América Central, atualmente ela é cultivada em muitos países tropicais e subtropicais como o Brasil e consome-se tanto as folhas como os tubérculos da planta.

A folha da taioba é grande e parece uma orelha de elefante, já o seu sabor é próximo ao do espinafre, porém mais delicado, e aqui no Brasil ela é cultivada e consumida especialmente no estado de Minas Gerais. Esse vegetal é altamente nutritivo e possui mais vitamina A que o brócolis e a cenoura.

Portanto, se você consegue adquirir esse alimento com facilidade, vale a pena levar para a casa! Quer saber por que? Então confira os benefícios da taioba abaixo!

Benefícios da taioba para a saúde

A composição nutricional é tão expressiva que se reflete em inúmeros benefícios da taioba para a saúde. Veja a seguir todos eles detalhadamente.

1. Promove uma pele mais jovem e saudável

Dois componentes presentes na taioba podem contribuir muito com a saúde da pele. Primeiro, ela é repleta de antioxidantes, e eles ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres, o que impede o envelhecimento precoce. Segundo, a vitamina A, que ajuda a estimular o colágeno na pele e, como vimos, apenas uma porção da planta já atende as necessidades diárias dessa vitamina.

O colágeno é o responsável por manter a estrutura da nossa pele e por esse motivo ele está presente em muitos tratamentos de beleza. Ele é capaz de ajudar a tratar linhas e rugas de expressão e diminuir a flacidez, o que mantém a pele saudável e bonita.

2. Ajuda a tratar e prevenir a anemia

Anemia ferropriva é geralmente o resultado da baixa quantidade de ferro no nosso organismo. Ela costuma causar fraqueza, indisposição, além de tontura e enjoos e o seu tratamento pode ser realizado de maneira simples, como por exemplo, ingerindo alimentos ricos em ferro como a taioba.

Você pode preparar um refogado no seu jantar, inserir como um ingrediente na sopa, mas a forma mais eficaz de ajudar os seus níveis de ferro é ingerir como um suco verde de taioba pela manhã.

3. Fortalece o sistema imunológico

Um sistema imunológico saudável é capaz de impedir o desenvolvimento de uma série de doenças. Ele forma um verdadeiro escudo protetor capaz de impedir a entrada de vírus, bactérias, germes nocivos, entre outros.

A taioba pode ser uma aliada para fortalecer o sistema imunológico, pois a sua concentração de vitamina C tem ação antioxidante capaz de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, o que impulsiona as defesas do organismo para que ele combata doenças como as gripes e resfriados, por exemplo.

4. Promove ossos fortes

O fósforo e cálcio são minerais preciosos quando o assunto é construir ossos e dentes fortes. A taioba contém expressivas quantidades de fósforo, cálcio e outros minerais que podem contribuir com a formação e manutenção da saúde óssea, além de auxiliar no fortalecimento dos ossos, o que melhora a resistência, impedindo fraturas, lesões e doenças como a osteoporose, comum em mulheres na menopausa e idosos.

5. Ajuda a equilibrar a pressão arterial

A pressão alta afeta a vida de muitas pessoas no mundo todo, além de contribuir com o desenvolvimento de doenças cardíacas, que é uma das principais causas de morte no mundo. É natural que as pessoas que sofrem com essa condição estejam mais atentas à alimentação, pois uma dieta contendo os nutrientes certos pode beneficiar muito.

Há benefícios da taioba também neste sentido, pois ela é rica em potássio que ajuda a manter os níveis da pressão arterial estáveis. Isso acontece porque o potássio atua como um vasodilatador, o que impede que a pressão sofra picos e se mantenha normal. Porém, a falta de potássio não é prejudicial apenas para a pressão sanguínea, pois a sua deficiência também pode provocar câimbras musculares, uma condição muito desagradável e dolorosa. Então se você quer gerenciar esses problemas, inclua taioba na sua alimentação.

6. Ajuda o trânsito intestinal

Muitas vezes não damos a devida importância ao nosso intestino, mas basta ele parar de funcionar corretamente para que toda a nossa atenção se volte a ele. Aqueles que sofrem sabem como uma alimentação rica em fibras faz toda a diferença e como esse nutriente pode promover um trânsito intestinal mais saudável.

A taioba é capaz de ajudar no funcionamento do intestino, justamente por ser um alimento rico em fibras. Ao consumir fibras, elas ajudam a regular o transporte dos alimentos por todo o intestino, adicionam volume e água as fezes, o que resulta em evacuações frequentes, sem tanta dificuldade para passar.

7. Promove a saúde dos olhos

A vitamina A contribui com a nossa saúde de várias formas e ela pode ajudar também a promover a saúde nos nossos olhos. Ela ajuda a evitar a formação de doenças como à degeneração macular, cegueira noturna e catarata, problemas comuns em pessoas idosas. Quando estão mais avançados podem causar a perda total da visão. Já citamos aqui que a taioba é uma fonte surpreendente de vitamina A, então consumir esse alimento pode impulsionar a sua saúde ocular e evitar a o surgimento e progressão de doenças.

8. Pode ajudar a perder peso

Sabemos que a receita para emagrecer é ingerir menos calorias do que gastamos, certo? Para que isso aconteça, a nossa dieta precisa ser equilibrada e repleta de alimentos nutritivos, que contenham baixas calorias.

Por isso esse também é um dos benefícios da taioba, pois ela contém poucas calorias, além de ser repleta de fibras que promovem a saciedade por mais tempo, fazendo com que você não coma indevidamente entre as refeições. É claro que sozinha a taioba não trará resultados, mas se ela for parte de um plano alimentar saudável, poderá ajudar muito.

Como fazer a taioba?

A taioba é uma planta muito versátil, você pode usá-la crua, refogada ou incluir como um ingrediente em diversas receitas. Ela pode ser pode consumida como uma salada, ou refogada e servida como um acompanhamento, pode ser o ingrediente de um suco verde poderoso ou inserida na sopa detox.


Veja AQUI a receita do BOLINHO DE TAIOBA

Além disso, você pode utilizá-la no recheio da pizza, de pães e dá até para colocar na sua vitamina ou smoothie. Como seu sabor é agradável e sutil, ela costuma agradar a adultos e também crianças.

No vídeo abaixo você vai aprender a identificar a taioba comestível:






FONTE: https://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-da-taioba-propriedades-receitas-e-como-fazer/


Nenhum comentário:




Tecnologia do Blogger.